domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousself; A primeira Presidente do Brasil.


Dilma - 13

PT - Para O Brasil Seguir Mudando

54.474.346votos

José Serra - 45

PSDB - O Brasil Pode Mais

43.056.963votos


O Brasil votou e elegeu Dilma como a primeira Presidente do Brasil, com mais de 93% das urnas apuradas a petista se consagra nas urnas.

Além de Dilma, mais quatro governadores já foram definidos até o momento, são eles:

Camilo Capiberibe do Amapá ja considerado eleito com mais de 97% dos votos
Agnelo do Distrito Federal eleito. Em 100% dos votos, o petista obteve mais de 66% dos votos.
Marconi Perilo do Goiás obteve mais de 52% dos votos com 100% das urnas.
Ricardo Coutinho da Paraiba já é considerado eleito com mais 98% dos votos apurados.
Simão Jatene é eleito Governador no Pará, ultrapassando a atual Governadora e candidata a reeleição Ana Julia.
Wilson Martins é considerado eleito no Piaui.
Confúcio Moura é o novo Governador de Rondônia.

Petista Agnelo Queiroz é eleito governador do Distrito Federal.


Primeiros resultados do segundo turno das eleições 2010.

Depois de uma eleição tumultuada, até com troca de candidato, Agnelo Queiroz (PT), foi eleito o novo governador do Distrito Federal. O petista, candidato da coligação “Novo Caminho”, disputou o segundo turno com Weslian Roriz (PSC), mulher de Joaquim Roriz, seu principal adversário na primeira etapa da eleição. Seu vice é o deputado Tadeu Filippelli, do PMDB, ex-integrante do governo de Roriz.

Durante todo o segundo turno, Agnelo ficou à frente nas pesquisas, contando com o apoio do presidente Lula, da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e dos partidos PMDB, PDT, PSB, PC do B, PRP, PPS, PHS, PTC, PRB e PTB, integrantes de sua coligação, além do PV, que no segundo turno anunciou apoio ao petista.

Filiado ao PT desde 2008, esta foi a primeira vez que Agnelo disputou o governo do Distrito Federal. Antes, pelo PCdoB, foi deputado distrital por três mandatos (1990-1994,1994-1998, 1998-2000) e ministro do Esporte

Lula vota e descarta participar de eventual governo Dilma

Ele disse que petista, se eleita, terá que montar governo com ‘a cara dela’. Lula condenou campanha tucana e disse que Serra ‘sai menor’ da disputa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou, neste domingo (31), após votar em São Bernardo do Campo, a possibilidade de participar de um eventual governo da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

“Não existe nenhuma possibilidade de um ex-presidente participar de um governo. A Dilma, eleita, precisa construir um governo que seja a cara dela. A um ex-presidente, só cabe torcer para que ela faça mais do que eu fiz”, afirmou, em entrevista coletiva após votar no colégio João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo. Num outro momento, no entanto, ele disse que é “companheiro” da petista e que irá “conversar com ela”.

Lula também criticou o candidato do PSDB, José Serra, afirmando que campanha do tucano teve “agressividade” e que o ex-governador de São Paulo sairá “menor” da disputa.

“Essa campanha foi muito mais violenta de uma parte à outra. Sinceramente, acho que o candidato Serra sai menor dessa campanha porque a agressividade deles à companheira Dilma Rousseff é uma coisa que eu imaginava que já tivesse terminado na política brasileira”,

O presidente votou ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e dos senadores Aloizio Mercadante (PT) e Eduardo Suplicy (PT). A votação ocorreu em clima de tranqüilidade. Lula foi aplaudido por eleitores que estavam no local e distribuiu abraços e autógrafos.“Essa campanha foi muito mais violenta de uma parte à outra. Sinceramente, acho que o candidato Serra sai menor dessa campanha porque a agressividade deles à companheira Dilma Rousseff é uma coisa que eu imaginava que já tivesse terminado na política brasileira”, disse.

'Governo republicano' Lula também defendeu um “governo republicano” que não discrimine governadores e prefeitos de partidos de oposição.

“Quando vou tratar com governador, não quero saber de que partido é o governador, de que partido é o prefeito, eu quero saber é que aquela pessoa representa uma comunidade e tenho que tratar com o mesmo respeito com quem pertence ao meu partido ou a algum partido aliado”.

Em seguida, afirmou que Dilma seguirá essa mesma linha, se for eleita. “A Dilma sabe disso, aprendeu isso. Eu não tenho dúvida nenhuma de que ela vai fazer um grande governo para este país”, disse.

TSE muda decisão e libera candidato barrado pela Lei Ficha Limpa


Brasília - Cleber Verde (PRB), terceiro candidato mais votado para a Câmara dos Deputados no Maranhão, poderá ter seus votos computados nestas eleições e assumir como deputado federal. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (29) liberar o registro do candidato, barrado antes com base na Lei da Ficha Limpa.

O registro de Verde havia sido liberado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), mas o TSE mudou a decisão. Isso porque, em 2003, Verde foi exonerado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acusado de inserir dados falsos no sistema da Previdência Social.

O plenário do TSE decidiu anular a decisão anterior porque na última segunda-feira (18) o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, assinou uma portaria extinguindo a punição. Dessa forma, Cleber Verde não se enquadra mais nas hipóteses de inelegibilidade prevsitas na Lei da Ficha Limpa.

sábado, 30 de outubro de 2010

São Luis vai com Serra 45, em favor da vida!


Uma multidão formada por militantes e dirigentes partidários participou, na tarde desta sexta-feira (29), da caminhada “de braços dados com o Serra”, que reforçou em São Luís a agenda de encerramento da campanha do candidato tucano à Presidência da República, José Serra (PSDB).

A passeata, iniciada na Avenida Pedro II, em frente à Praça Benedito Leite, percorreu diversas ruas do centro urbano da cidade e contou com a presença do prefeito de São Luís, João Castelo, dos deputados federais Roberto Rocha e Carlos Brandão, das deputadas estaduais Gardênia Castelo e Graça Paz, do ex-vice-governador Pastor Luiz Carlos Porto, do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, e sua esposa Eurídice, além de diversos simpatizantes e apoiadores da campanha de José Serra no Maranhão.


Coordenada pelas mulheres dos partidos que apoiam o presidenciável tucano no Estado – PSDB, PDT, PPS e PTC -, a ‘caminhada do bem’, que também foi realizada em várias outras cidades do país, teve concentração, no começo da tarde, na Praça Benedito Leite (em frente ao antigo Hotel Central), e de lá saiu em direção à Praça João Lisboa, passando pela Rua Grande e ganhou mais força ao chegar à Praça Deodoro, onde foi realizado um mini-comício.


Compromisso com o Maranhão


O prefeito João Castelo defendeu o nome do candidato tucano, ressaltando que “Serra tem compromisso com o Maranhão”. O deputado federal Roberto Rocha lembrou que, durante a campanha, Serra fez questão de vir a São Luís, para deixar bem claro suas propostas de melhoria para o povo maranhense.


“Serra foi enfático ao dizer que é um amigo do nosso Estado e que, na Presidência da República, lutará para que o Maranhão deixe de ser um dos estados mais atrasados da Federação”, ressaltou Roberto Rocha.


A presidente do PSDB Mulher, a ex-prefeita Gardênia Gonçalves, conclamou os militantes do movimento pró-Serra a multiplicarem o apoio ao candidato tucano.
A médica Célia Dino disse que resolveu se engajar na campanha de Serra por acreditar que o candidato tucano é o mais preparado para exercer a Presidência da República. “José Serra foi o melhor ministro da Saúde que o Brasil já teve. Ele tem um passado limpo e, eleito presidente, é a garantia de um futuro melhor para todos nós”, afirmou.


A passeata culminou com um ato na sede do Diretório Estadual do PDT, na Rua dos Afogados, onde foi realizada uma cerimônia, celebrada pelo Padre Cláudio, em comemoração ao aniversário do ex-governador Jackson Lago. Acompanhado da esposa, Clay Lago, ele ganhou homenagens de dirigentes e militantes partidários e de representantes de movimentos sociais e de entidades comunitárias.


Do blog do Jonh Cutrim

DILMA É CÔMICA !

Veja as mais belas escorregadas da Dilma, é pra morrer de sorrir!

http://www.youtube.com/watch?v=bSBO-XLZRoc&feature=player_embedded

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rede Globo promove o último debate com candidatos à Presidência


Do G1, em São Paulo

A Rede Globo realiza nesta sexta-feira (29) debate com os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O último debate da campanha ocorrerá na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro. A mediação será do jornalista William Bonner. A transmissão começa logo após a novela "Passione". Os candidatos responderão a perguntas formuladas por eleitores indecisos, que estarão na plateia. O instituto de pesquisas Ibope foi responsável pela seleção dos participantes, oriundos de diferentes estados do país. A definição das perguntas seguiu a segunte dinâmica: na véspera do debate, cada eleitor indeciso formulou cinco perguntas, individualmente e por escrito, sobre temas de interesse nacional definidos pela produção. Os temas são: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia.

De um total de 400 perguntas, foram selecionadas as 12 mais representativas de cada tema. As questões não serão específicas ou dirigidas a um dos dois candidatos.

Estrutura e regras

O debate terá três blocos, em que os dois candidatos responderão as perguntas dos indecisos. Um sorteio definirá o candidato que responderá a primeira questão. A segunda pergunta será respondida pelo segundo candidato e assim sucessivamente, fazendo com que ambos respondam o mesmo número de questões.

O candidato da vez sorteará o eleitor indeciso, que terá 30 segundos para ler sua pergunta. O candidato terá dois minutos para a resposta, com dois minutos de réplica do outro candidato e mais dois minutos para a tréplica. Ao fim do terceiro bloco, os candidatos terão dois minutos para fazer suas considerações finais.

Uma arena será o cenário do debate, o que facilitará a movimentação dos candidatos durante as respostas. Os eleitores indecisos estarão sentados em volta. Se algum candidato não comparecer, os indecisos farão todas as perguntas para o candidato presente.

Ao final do debate, os candidatos concederão à imprensa entrevista coletiva de cinco minutos. A ordem das entrevistas foi determinada por sorteio. José Serra será o primeiro a falar com a imprensa, seguido por Dilma Rousseff.

Divulgada a lista dos inscritos a participarem do 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

A Comissão de Articulação e Diálogo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), responsável pela organização do 3º Encontro de Conselhos de Juventude, concluiu a primeira sistematização da lista dos inscritos para o evento.

As inscrições deferidas não estão automaticamente efetivadas. A seleção definitiva será feita após nova análise da comissão e divulgada no dia 04/11/2010 no site do Conselho Nacional de Juventude (www.juventude.gov.br). A comissão informou ainda que, devido ao grande número de inscritos, não será possível a participação de observadores nesta edição do Encontro de Conselhos.

Mais de 500 pessoas solicitaram participação no Encontro, no entanto, boa parte dos pedidos foi encaminhada sem a devida documentação. Também foram recebidas inscrições em número superior ao permitido no edital – dois representantes por conselho municipal e três representantes por conselho estadual. Nestes casos os conselhos têm até o dia 02 de novembro para encaminhar a indicação dos representantes para o e-mailencontrodeconselhos@planalto.gov.br

3º ENCONTRO DE CONSELHOS - INSCRIÇÕES DEFERIDAS

ESTADO/ MUNICíPIO / REPRESENTAÇÃO / NOME

MA Bacurituba / Sociedade Civil - Nélio da Paz Muniz Barros Jr.
MA Balsas / Sociedade Civil - Antonio Afonso da Cruz Alencar
MA Balsas / Governo Arnaldo Gomes de Souza
MA Coelho Neto / Sociedade Civil - Camila Silva de Pinho
MA Coelho Neto / Governo - Geraldo Tavares Borba Filho
MA Coroatá / Governo - Jociel Fernandes dos Santos
MA CEJOVEM / Sociedade Civil - Raimundo Ivanir Abreu Penha
MA CEJOVM / Governo - Ruy Oliveira Pires
MA CEJOVEM / Sociedade Civil - Francisco de Assis Costa Filho
MA Morros / Sociedade Civil - Wanderssom Cantanheide do Amaral
MA Pinheiro / Governo - Idalete Rodrigues dos Santos
MA Pinheiro / Sociedade Civil - Jeferson Rodrigo Ferreira Moreira

MA PIO XII / Governo - Francisco Vale Lima
MA PIO XII / Sociedade Civil - Pedro Lopes de Oliveira Filho
MA São Luis / Sociedade Civil - Lucivaldo Lopes da Silva
MA São Luis / Sociedade Civil - Luis Cláudio Borges
MA Timbiras / Sociedade Civil - Daniel Gleyson Silva dos Santos
MA Timbiras / Sociedade Civil - Celinalda Silva da Silva

FRAUDE NA ELEIÇÃO DO MARANHÃO


As “urnas pendentes” do Maranhão

Leia a íntegra no JB Digital

Novo embate na confusa eleição do Maranhão para o governo. O MP Eleitoral foi provocado por Flávio Dino (PCdoB), candidato derrotado por diferença de 4 mil votos contra Roseana Sarney (PMDB). Agora, um relatório de engenheiros eletrônicos, nas mãos do MP, acusa que em mais de 200 urnas foram constatadas as chamadas “pendências”. Ou seja, na totalização dos votos, quando o disco com dados de certa urna não é reconhecido pelo software, o sistema gera essa pendência, para ser averiguada, embora compute os votos. Constatou-se que todas estas 200 pendências são de urnas que tiveram votações muito depois das 17h, com votos acachapantes para a pemedebista. O grupo de Roseana nega qualquer fraude e acredita na Justiça.

Por Leandro Mazzini-JP.
Enviado por Eri Santos Castro.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PAPA DE OLHO NO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Em pronunciamento publicado pelo Vaticano nesta quinta-feira, o Papa Bento XVI condenou o aborto e pediu a bispos do Brasil que orientem politicamente seus fiéis. Ele afirmou que católicos devem "usar o próprio voto para a promoção do bem comum." A declaração deve ter caído como uma bomba no QG da campanha de Dilma Rousseff, pois desmonta o discurso que vinha utilizando para atacar o candidato, José Serra.

Ainda no primeiro turno, padres católicos e bispos da CNBB se posicionaram contra o voto em Dilma. Eles alegam que a candidata se "posicionou contra a vida ao defender a descriminalização do aborto" em diversas ocasiões, inclusive numa sabatina realizada pela Folha de SP que foi gravada em vídeo amplamente divulgado na Internet. Dilma também apoiou o PNDH3, o plano assinado pelo governo do PT que previa a legalização do aborto. Quando percebeu que a defesa do aborto lhe tirava votos, Dilma disse ter mudado de ideia. E a cada dia passou a ter uma posição sobre o aborto. Diferente do cristão José Serra que, como o Papa, é e sempre foi contra o aborto e a favor da vida.

Padre Risso declara que suas escolas vão fechar por falta de recursos

O Padre Risso uma lenda viva da educação no Maranhão declara ter que fechar suas escolas e deixar fora de sala de aula mais de 2mil crianças. Como já foi postado neste blog, o principal mantenedor das escolas do padre era o ex-governador Jackson Lago e por este motivo nas últimas eleições Risso pedia abertamente para as pessoas que votassem no então candidato Jackson, mas como quem se elegeu foi Roseana e esta ja foi procurada pelo padre que voltou sem esperanças pois disseram a ele que o governo do estado não tinha dinheiro, dessa forma a situação das escolas ficaram difíceis ao ponto de, hoje, ele mandar para os pais das crianças que são educadas em suas escolas este comunicado:

Isto é triste;
Sabendo que o ex-prefeito Filuca Mendes teve a coragem de "roubar" não este Padre, mas as 2 mil crianças que estudam nestas escolas... é lamentável mas isto é verdade.

Veja de quem o padre esperava:


Vejam a quem os alunos agradeciam:

Drica Moraes diz que teve medo de morrer por conta da leucemia


'Dá medo de morrer, passa tudo pela cabeça', conta a atriz.

A repórter Renata Ceribelli fez uma entrevista emocionante com Drica Moraes. A atriz descobriu que tinha leucemia e passou por um transplante de medula. “Dá medo de morrer, passa tudo pela cabeça”, conta.

Drica disse que passou 120 dias no hospital. “Fiquei em uma clausura, janela lacrada, toque zero, não podia abraçar, não podia tocar”, conta ela.

A entrevista completa você assiste no Fantástico deste domingo

Fonte:G1.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FILHO DE PENALDON MOREIRA


A PM prendeu pela segunda vez esta semana o estelionatário Silmário da Costa Moreira. É acusado de aplicar golpes em Pedreiras. Na última quinta-feira (21), ele havia sido preso na cidade de Presidente Dutra por falsidade ideológica e porte de documentos falsos. No entanto, conseguiu obter liberdade.

Silmário Moreira quando da prisão ano passado na Delegacia de Vinhais

Desta vez Silmário, que é filho do deputado não-reeleito Penaldon Moreita (PSC), foi preso quando aplicava golpes contra comerciantes em Pedreiras. De acordo com o delegado Francisco Assis Ramos, Silmário começou a passar cheques sem fundo no município. Os talões utilizados no golpe haviam sido obtidos no Banco do Bradesco de Pedreiras.

Ainda segundo o delegado, Silmário obteve os talões após conseguir documentos falsos. Com estes documentos, que estariam em nome de homem chamado “Lucas” (que na prática não existe), ele conseguiu abrir uma conta no banco e ter direito aos cheques.

“Ele começou a passar cheques sem fundo, cheques falsos também. Ele conseguiu alguns documentos. Ele conseguiu tirar talões de cheque no Banco do Bradesco de Pedreiras. E daí, começou a dar os golpes. Ele comprava mercadorias em comércios a prazo. Aí, saía para outro comércio e vendia aquela mesma mercadoria por um preço mais baixo. Era assim que ele estava praticando”,explicou o delegado.

O estelionatário ainda furtou duas caixas de cerveja de um comércio de Pedreiras.

Prisão

Após receber a denúncia sobre o golpe praticado por Silmário, a polícia constatou a prática criminosa e o conduziu para a delegacia. Silmário Costa Moreira foi autuado em flagrante por estelionato e furto.

De acordo com o delegado Francisco de Assis Ramos, o acusado será levado para a Penitenciária de Pedreiras, onde ficará à disposição da Justiça. No ano passado ele já tinha sido preso por furtar uma TV no Supermercados Mateus, no Jaracati Shopping (reveja).

(Com informações do imirante.com).

terça-feira, 26 de outubro de 2010

E para os Pinheirenses não tem?


O pai do deputado estadual reeleito, Victor Mendes, o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Filuca Mendes, aplicou dinheiro público, logo após as eleições, no município de Trizidela do Vale, onde Victor, o filho, foi o mais votado com 2.210 votos, disparado na frente do segundo melhor votado, Mauro Jorge com 840 votos e o terceiro, Afonso Manoel, com 742 votos.

Diante de tal exuberância, o secretário contratou a empresa – através de tomada de preço, para não deixar brechas ou acusações de favorecimentos – a Construvale Estradas e Serviços Ltda. por R$ 1.077.919,50 para fazer a recuperação asfáltica no município.

O que interessava aí não era beneficiar uma empresa com um contrato desse monte, mas retribuir os votos arrebatados pelo filho, que se reelegeu com 52.842 votos.

Na homologação da tomada de preços não é especificada em que vias serão feitas as “obras” de agradecimento.

Mas fica claro que o secretário optou por fazer diretamente os serviços sem a interveniência da prefeitura, para carimbar a obra com o seu nome, deixando de lado o prefeito James de Souza Freitas.

Mas em Pinheiro o deputado Victor também foi o mais votado, porque o deputado não agradeceu aos seus eleitores , será que eles não merecem?

"Diga-me com quem tu andas que direi quem tu és"


O programa do candidato José Serra (PSDB) começou ontem acusando o governo da adversária, Dilma Rousseff (PT), de "deixar a desejar" em questões como saúde e segurança. "A Dilma não deu conta e teve quase oito anos inteirinhos." O programa ainda critica Dilma por sua aliança com Fernando Collor e José Sarney e por ser do partido de José Dirceu e Erenice Guerra.

O programa exibe declarações de Políbio Braga, ex-secretário da Fazenda de Porto Alegre, que substituiu Dilma no cargo, afirmando que assumiu uma secretaria "em completa desordem".

Políbio acusa Dilma de "pura incompetência" e finaliza dizendo que "ela é completamente despreparada". Serra menciona o problema do tráfico de drogas e promete criar clínicas para os dependentes, sem mencionar o trabalho do seu governo em São Paulo para conter o tráfico.

A propaganda do tucano adentra a da adversária para exibir o direito de resposta concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Serra já teve direito de resposta concedido na semana passada para uma inserção no programa eleitoral da petista da TV.

"A propaganda da minha adversária tem me ofendido com mentiras e falsidades. Uma delas é que minha campanha poderia ter financiamento irregular", afirma o tucano, dizendo lamentar o tom que a campanha de Dilma assumiu nesse segundo turno.

ELEIÇÃO 2010

De olhos bem abertos

Ao contrário das pesquisas do Datafolha, Ibope e outros institutos, que cravam algo como dez pontos percentuais de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff, os trekkings diários encomendados pelo PSDB têm mostrado uma situação diferente: empate.
Realizadas sob a coordenação de Antonio Prado Júnior, o Paeco, essas pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma. Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.
Em Minas, essas mesmas pesquisas também registram um empate: 50% a 50% nos votos válidos. Aliás, para o comando tucano vencer em Minas é vital para um envetual triunfo no domingo.
Nunca é demais ressaltar que, embora encomendados pelos tucanos, foram esses mesmostrekkings que nos dez dias que antecederam o primeiro turno mostravam que haveria segundo turno.
Por Lauro Jardim
Sugestão de pauta: Alinny Fontenele

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Morre Frei José Preziosa, Missionario do Sagrado Coração de Jesus e fundador do Colégio Pinheirense

Frei José Preziosa faleceu às 20:30 hs de sábado, 23, em sua residência, na Rua Grande. O corpo foi velado no salão principal do Colégio Pinheirense e seu sepultamento acontece às 17:30 hs, no cemitério Santo Inácio, no jazigo pertencente a Diocese.

Frei José Preziosa nasceu no dia 19 de janeiro de 1912, na cidade de Bisciglie, província de Bari, no sul da Itália, filho de Pietro Preziosa e de Rosa Carriera De uma família de tradição católica, teve a sua educação sempre ligada a religião. Com incentivo de sua mãe, freqüentava continuamente as missas. Suas aspirações eram constantes no sentido de seguir e servia a Cristo.

Ingressou na vida religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e conheceu o trabalho de irmãos em Roma. Fez a profissão religiosa no dia 25 de novembro de 1937. Depois exerceu atividades diversas como a catequese, em Palermo, no período de 1941 a 1946, na paróquia de Santa Teresa.

Logo após o final da II Grande Guerra, em 1946, pediu para ser um dos nove Missionários do Sagrado Coração que vieram para o trabalho evangélico em terras brasileiras. Chegou a Pinheiro no dia 15 de agosto do mesmo ano, na festa da Ascensão de Nossa Senhora.

Aqui chegando, desenvolveu seu trabalho apostólico que a principio foi difícil, pois não conhecia ninguém. Sentia muita saudade da sua terra natal, mas a sua fé o fez crescer e amadurecer, tornando o seu trabalho firme e forte. Junto com Dom Afonso, de saudosa memória, fundou o Ginásio Pinheirense, hoje Colégio Pinheirense.

Frei José exerceu inúmeras funções no Colégio, como professor de desenho, de música e Religião e foi diretor Administrativo da instituição até o ano de 1997. Devido a sua frágil saúde, foi até a sua morte Diretor Emérito da Instituição de Ensino que fundou.

Na paróquia de Pinheiro exerceu atividades sócio-pastoral como a de educação de jovens. Foi fundador e presidente do Grupo de Escoteiros São Miguel. Participou do curso de Difusão Universitária de Parapsicologia em 1978, em São Paulo. Freqüentou o curso de Didática Geral e Didática Especial e Conteúdo de Desenho, em 1959, em São Luis. Foi diplomado pelo Ministério da Educação e Cultura pelo trabalho de erradicação do analfabetismo em Pinheiro, em dezembro de 1971.

O religioso recebeu o título de Cidadão Pinheirense em novembro de 1969, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. Em dezembro de 1983 foi naturalizado brasileiro pela portaria 7.746, do Ministério da Justiça. Pelas comemorações dos 50 anos de fundação do Colégio Pinheirense, ocorridos em 2003, recebe o título de Cidadão Maranhense, expedido pela Assembléia Legislativa do Maranhão.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FRAUDE NO MARANHÃO???

Prezado Paulo Henrique:


Acabo de chegar de São Luis (MA) onde acompanhei como observador do PDT a auditoria nas urnas eletr�?nicas usadas no 1° turno das eleições do Maranhão feita pelo engenheiro especializado em segurança de informática, Amilcar Brunazo Filho, e a advogada especialista em Direito Eleitoral, Maria Aparecida Cortiz. Como sabe, além de brizolista, sou velho crítico dessas máquinas e neste 1° turno os resultados em três estados me chamaram a atenção: Paraná, São Paulo e Maranhão. Tiveram jeito de coisa encomendada.


No primeiro (PR), ganhou o candidato a governador que as pesquisas, antes de terem sua divulgação proibida a 15 dias da eleição, mostravam em queda; no segundo (SP), além da suspeita demora na divulgação dos números finais, sem mais nem menos, no último segundo, venceu um senador que ninguém esperava; e, no terceiro (MA), a velha oligarquia local teve uma vitória prá lá de boa – por 4 mil votos em um universo de mais de 4 milhões de eleitores.


No Paraná e em São Paulo ninguém contestou nada, os eleitos estão aí empenhados na candidatura Serra neste 2° turno das eleições presidenciais. Já no Maranhão, foi diferente.


O deputado federal Flávio Dino (PcdoB), juiz federal e ex-relator da recente reforma eleitoral aprovada pelo Congresso que obriga, a partir de 2014, as urnas eletr�?nicas imprimirem o voto (para permitir a recontagem) – achou o resultado suspeito e para compreender melhor o ocorrido, contratou o engenheiro Amilcar Brunazo Filho e a advogada Maria Aparecida Cortiz, ambos de São Paulo, para auditarem o resultado das eleições maranhenses.


Brunazo e Cida representam o PDT no TSE há pelo menos 10 anos e são dos poucos brasileiros que aprenderam a lidar, fora os técnicos da própria Justiça Eleitoral, com essa caixa-preta que são as urnas eletr�?nicas usadas no país desde 1996. Máquinas que Leonel Brizola, numa das muitas imagens rurais que incorporou à política nacional, dizia serem equivalentes à argola que se põe no focinho do touro para levá-lo aonde se quer. O touro era o Brasil.


O relatório técnico preparado por Brunazo e Aparecida levantou várias irregularidades nas eleições maranhenses e, por conta dele, Flávio Dino entrou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão contestando o resultado. No exíguo prazo que isto é possível, pela lei. O problema é que cabe ao próprio TRE-MA decidir se irregularidades foram, ou não, cometidas.


Isto porque no Brasil a Justiça Eleitoral acumula os três Poderes da República: ela normatiza as eleições, portanto legisla; ela faz as eleições acontecerem, ou seja, executa e; já que são juízes, ela também julga o que tiver que ser julgado. Tanto poder junto só no tempo da ditadura e as pessoas passam batidas, não se apercebem disso.


É importante lembrar que o Maranhão é o Estado onde a ditadura não acabou, como costuma dizer o Dr. Jackson Lago (PDT), 3° colocado na disputa para governador, porque Sarney jamais saiu do poder desde que chegou lá, na época dos militares.


O resultado da eleição foi tão conveniente para Roseana que realmente pareceu sob encomenda. Dino somou 859.402 votos, ou 29,45% do eleitorado; enquanto o ex-governador Jackson Lago (PDT), fez 569.412 votos – ou 19,54% do eleitorado. Outros dois candidatos disputaram a eleição. Um segundo turno no Maranhão, na opinião dos analistas locais, seria fatal para Roseana porque o que não aconteceu no 1° turno, a união de Lago e Dino, ambos anti-Sarney, com certeza aconteceria no 2° turno – e com a ajuda dos nanicos.


Também não custa lembrar, Paulo Henrique, que Roseana chegou ao poder estadual depois que o TSE afastou do Palácio dos Leões o íntegro Jackson Lago, um médico pobre, em processo prá lá de polêmico. Jackson foi acusado, processado e condenado pela Justiça Eleitoral por “abuso de poder econ�?mico e compra de votos”. Crime que no Maranhão é quase marca registrada dos Sarney. Uma ironia.


Pois saltam aos olhos algumas conclusões da auditoria sobre o 1° turno no Maranhão. Há indícios gravíssimos de fraude que deveriam ser apurados antes do 2° turno, dia 31 que vem. Provas existem, estão lá. Mas a Justiça Eleitoral maranhense vai decidir ainda se apura, ou não, se ela é culpada – já que é a guardiã do processo eleitoral.


Como diz aquela máxima do Direito, “quem guarda o guardião?” Essa decisão, importantíssima para os cidadãos do Maranhão, sai agora ou fica para as calendas gregas?


Com fundamento no que autoriza a Resolução do TSE número 23.218/10, na primeira semana após os resultados do 1° turno, Amilcar Brunazo e Maria Aparecida Cortiz pediram ao TRE-MA uma série de documentos, impressos e digitais, para auditar o sistema: as Tabelas Básicas de Dados Alimentadores do Sistema; o Relatório de Pendências e Decisões; a Ata oficial da Cerim�?nia de Geração de Mídias; os Arquivos de Resultados por Seção Eleitoral; os Espelhos dos Boletins de Urna (BU); os Arquivos de LOG das urnas eletr�?nicas usadas no Maranhão, do Gerador de Mídia e da Totalização; e os Arquivos dos Registros Digitais dos Votos (RDV).


Além disso, pegaram no portal do TSE, na Internet, os Boletins de Urna publicados na Internet (BUweb), as Tabelas de Correspondências Esperadas e Efetivadas e, também, o programa visualizador de LOG das urnas, o LogView. Um senhor calhamaço que foi analisado em curtíssimo espaço de tempo porque a Justiça Eleitoral só dá 72 horas, após a proclamação do resultado oficial, para contestar o resultado.


Aliás, esse é um dos absurdos na eleição brasileira: no tempo do voto de papel, a apuração levava semanas, até meses, para acabar. Agora termina em poucas horas. Mas o prazo para contestar o resultado continua sendo o mesmo dos tempos da contagem do voto de papel: 72 horas depois de proclamado o vencedor. Algo absolutamente conveniente à Justiça Eleitoral em prejuízo da cidadania – já que a pura e simples recontagem de votos é impossível. Não há votos para recontar, há dados a serem analisados – e assim mesmo se a Justiça Eleitoral os fornecer, o que é sempre uma incógnita.


Com base nos logs (arquivos eletr�?nicos produzidos pela máquina) produzidos pelas 15 mil urnas eletr�?nicas usadas no Maranhão, Amilcar Brunazo descobriu, por exemplo, que 19 mil dos votos computados no resultado oficial só entraram nas máquinas após às 17h30m quando, oficialmente as portas das seções eleitorais já estavam fechadas desde às 17 horas. Na análise dos dados Brunazo usou como parâmetro as seguintes informações: urnas que receberam no mínimo cinco votos após às 17h30m e votos introduzidos na máquina com intervalo de tempo inferior a um minuto. Coisa de profissional, não de eleitor comum.


Esses 19 mil votos, suficientes para mudar o resultado oficial, provam que presidentes de seção e mesários, por falta de fiscalização, votam pelo eleitor antes da emissão do BU e a entrega dos disquetes com resultados, para a totalização. Fraude simples, que não tem nada a ver com alta tecnologia e só acontece por falta de fiscalização. Pessoas acham que urnas eletr�?nicas são 100% seguras, quando na verdade elas são 100% inseguras.


Por isso é fundamental neste 2° turno que haja fiscais em cada uma das 400 mil e poucas seções eleitorais que funcionarão no país. Se não tiver gente de olho, atenta, mesário pode votar pelo eleitor. Porque ele tem o número do título do eleitor, no caderno de assinaturas, exatamente a informação que habilita a máquina para receber o voto. Se ninguém estiver de olho e ele for desonesto, vota com certeza pelo eleitor – ainda mais se a abstenção for alta.


Também é fundamental que no final do dia o fiscal de partido recolha o boletim de urna (BU) em papel, com a assinatura dos mesários, na seção eleitoral. Esse documento é garantia de que a totalização será feita corretamente, somando-se votos de urnas oficiais. Porque no caminho até a Zona Eleitoral, onde o disquete é introduzido no sistema totalizador, o disquete pode ser trocado por outro, produzido por urna clonada.


De posse do BU impresso, o fiscal pode conferir o resultado, seção por seção, zona por zona eleitoral, a partir da disponibilização da informação oficial da apuração na página do TSE na Internet. Uma conquista do PDT junto ao TSE, ao longo do tempo.


Brunazo e Cida constataram que nas urnas biométricas do Maranhão, usadas nos municípios de Paço do Lumiar e Raposa, ocorreram liberações de máquina pelo mesário – absolutamente anormais. Explico melhor: a urna biométrica, aquela em que o eleitor vota usando sua digital, além dos documentos normais de identificação, em caso de falso negativo (o eleitor ser ele mesmo, mas a máquina não reconhecer sua digital) – o mesário libera a máquina por senha.


Ou seja, cada presidente de mesa com urna biométrica possui senha para fazer a máquina funcionar caso ela não reconheça a digital do eleitor cadastrado. Pois dos 51.652 votos colhidos em urnas biométricas no Maranhão, 2.991 votos (5,8% do total) foram coletados de pessoas que não tiveram a sua impressão digital reconhecida, ou seja, via senha. Média seis vezes superior a inicialmente estimada pelo TSE.


No mundo real, isto mostra que mesários de urnas biométricas também “emprenham” as máquinas, votando no lugar dos eleitores. Em uma delas, em Paço de Lumiar, 1/3 dos eleitores votaram por senha – um número totalmente absurdo. Com um detalhe: a urna biométrica “entrega” a fraude dos mesários porque mostra, no BU impresso, quantas vezes foi acionada por senha. O que não acontece na urna comum. Ela também registra a digital do “falso-negativo” – bastando uma simples investigação pela Justiça Eleitoral para pegar os fraudadores. Mas será que eles serão pegos?


O mais grave constatado na auditoria foi a descoberta de que foram geradas mais de 200 Flash de Carga de urnas no Maranhão, além das necessárias. Uma única Flash de Carga serve para preparar urnas de até 100 seções eleitorais diferentes. Nas Flash de Carga são gravados dados sigilosos como as chaves de segurança das máquinas, além dos dados pessoais de eleitores e, naturalmente, as cópias de todos os softwares usados.


Elas são as únicas mídias externas das urnas com capacidade operacionais de inicializá-las sob seu total controle e nelas inserir qualquer software. Por isso o manuseio das Flash é cercado de cuidados regulamentados pela Resolução TSE n° 23.212/2010. Há registro em ata detalhado e redundante de cada Flash de Carga gerada, além de arquivo de LOG dedicado, sendo ainda obrigatório o acondicionamento delas em envelopes especiais de segurança, lacrados; sujeitas ainda a procedimentos normatizados para encaminhamento e guarda, após o uso delas. As Flash de Carga são o busilis do processo eletr�?nico de votação.


Pois analisando as informações sobre a geração e uso das Flash de Carga do Maranhão, como a Ata da Cerim�?nia de Mídia; o Arquivo de LOG da Geração de Mídia; o arquivo de LOG dos computadores usados nesta tarefa e a análise das Tabelas de Correspondências – fornecidas pelo próprio TSE-MA – Brunazo constatou que foram geradas 694 Flash com destino determinado, o que é absolutamente normal e serve para cobrir todas as 14.243 seções eleitorais do Estado do Maranhão; mas,depois, foram geradas outras 237 sem destino previsto. O que não faz sentido. Já os arquivos de LOG das 30 máquinas usadas na Geração de Mídias registraram a geração de 969 Flash de Carga, sendo oito delas com numeração duplicada – algo inaceitável levando-se em consideração a segurança do sistema. Ou seja, informações díspares e desencontradas. Não deveria ser assim.


Segundo o relatório, os fatos são graves porque gerar Flash de Carga diferentes para seções eleitorais diferentes, mas com o mesmo número serial, quebra a segurança contra a duplicidade de cargas. Abrindo oportunidade para fraudes “ao sabor da criatividade de quem estiver interessado”, inclusive a clonagem de urnas para gerarem resultados falsos,mas perfeitamente aceitáveis pelo sistema totalizador. Uma festa!


Brunazo acha necessário fazer uma auditoria “muito mais profunda e completa” na eleição do Maranhão, coisa que ele não teve tempo para fazer. Os fatos ocorreram, ficaram registrados nos arquivos digitais, os documentos estão lá, mas é preciso apurar mais. Ele concluiu também que diante da multiplicação irregular das Flash de Carga, não há como garantir se os Boletins de Urna (BU) aceitos na totalização foram os gerados pelas urnas oficiais, ou não. É preciso o TRE-MA apurar o que realmente aconteceu, já que a guarda de todos os documentos é de sua responsabilidade.


Ou nada feito, já que o guardião é que guarda o guardião.


Infelizmente, com as inseguras máquinas de votar que usamos no Brasil, presidente e mesário votam. Além de fiscalização, é fundamental que depois da eleição sejam recolhidos nos TREs os dados do pleito para que, através deles, se confira o que aconteceu dentro das máquinas. No Maranhão, malandramente, esses dados já foram entregues fora do padrão oficial.


Também é fundamental a coleta, nas seções eleitorais de todo o país, dos boletins de urna em papel assinados pelos mesários. Eles evitam as fraudes provocadas pela troca de disquetes de resultados na hora de totalizar. Numa eleição onde os softwares dominam, tudo é possível. Por isso é fundamental a volta do voto impresso conferido pelo eleitor, que tanto desagrada ao TSE que, sempre que pode, o critica. O voto impresso é a maneira mais simples e objetiva de fazer valer a verdade eleitoral, restabelecendo o princípio da recontagem.


Por conta disto, tudo, prezado Paulo Henrique Amorim, nesta véspera de 2° turno onde “pesquisas” aparentemente começam a preparar a opinião pública para o resultado eleitoral que interessa a elite, mais do que nunca é preciso ficar com os olhos bem abertos. Esse filme eu já vi quando Brizola estava vivíssimo e disputando a presidência da República.


As bruxas existem. Ainda mais no dia delas.


Um abraço do amigo


Osvaldo Maneschy


Jornalista e presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, seção Rio de Janeiro.