Relações de família com outros políticos são a realidade de quase metade da Câmara. Para cientista político, o país está voltando aos padrões oligárquicos da República Velha, do início do século 20
Tradição familiar não é sinônimo de sucesso na política. Mas é quase isso, a julgar pela atual composição da Câmara. Um em cada dois deputados da atual legislatura tem laços de parentesco com outras figuras da vida pública brasileira. Dos 564 deputados que assumiram mandato este ano, entre titulares, suplentes e licenciados, 271 (48%) são parentes de políticos. São filhos, netos, pais, irmãos, sobrinhos, tios, primos, cônjuges ou ex-cônjuges de quem tem ou já teve mandato, exerceu algum cargo de nomeação política ou participou de eleição.
Um exemplo muito prático disso tudo é aqui no Maranhão, o que falar da familia Lobão onde temos o proprio patriarca, Edson lobão, seu filho Edinho que é suplente de senador da república e a dona Nice Lobão que é deputada federal. Na familia Sarney , temos o presidente do senado sua filha que é governadora do Maranhão, Sarney Filho deputado federal e ainda o Fernando que detem status de 82º Senador da República Brasileira é mole ou quer mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário