quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FERNANDO SARNEY NA CADEIA

Deu no Jonh Cutrim

O ex-vereador e ex-deputado Haroldo Sabóia (PDT), ao retornar ontem de Brasília, declarou que o empresário Fernando Sarney poderá ter sua prisão preventiva decretada a qualquer momento a pedido da Polícia Federal ou do Ministério Público. “É o que mais se comenta nos meios jurídicos em Brasília depois da prisão do governador Roberto Arruda”, afirma Haroldo.
Haroldo Saboia lembra que o empresário Fernando Sarney envolvido em investigações da Polícia Federal, inicialmente denominadas Operação Boi Barrica, conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) um habeas corpus preventivo.
A Operação Boi Barrica, rebatizada como Faktor, aponta Fernando Sarney como chefe de um grupo acusado de usar de forte influência política para direcionar licitações e desviar dinheiro público. O filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica, falsificação de documentos para favorecer empresas privadas em contratos com empresas estatais, crime contra a administração pública e crimes contra o sistema financeiro nacional.
A PF e o Ministério Público Federal encontraram indicações de caixa dois nas eleições de 2006 no Maranhão e superfaturamento da ferrovia Norte-Sul. Na lista dos investigados que deverão ser indiciados estão ainda Ana Clara Murad Sarney, neta de Sarney, e o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau.
Fernando Sarney ainda por discutível medida judicial mantém o principal jornal do país, o Estado de S. Paulo sob censura prévia há exatos 198 dias. O jornal paulista está impedido desde 31 de julho do ano passado pelo TJ-DF de publicar fatos relativos à participação de Fernando Sarney nos escândalos em investigação.
Bola da vez - Haroldo Saboia cita ainda integralmente a nota publicada na coluna de Elio Gaspari, em O Globo, do Rio, e na Folha de S. Paulo deste domingo: “Para o bem de todos e a felicidade geral da nação, o STJ botou na cadeia o governador José Roberto Arruda. Pode ser mais difícil, mas há procuradores no Ministério Público e investigadores da Polícia Federal acreditando que devem pedir a prisão preventiva do empresário Fernando Sarney “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário