sexta-feira, 8 de julho de 2011

Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense reuniu-se hoje aqui em Pinheiro


Hoje (8) aqui em Pinheiro aconteceu a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, com a participação de vários deputados estaduais, a frente tem como objetivo principal discutir com a sociedade os problemas da Baixada Maranhense. O evento começou as 09:30 da manhã e contou com várias lideranças politicas da região, vários vereadores, representantes de comunidades e de entidades entre outras pessoas, a assembleia tambem contou com a presença do prefeito Zé Arlindo que era o anfitrião.

O deputado Jota Pinto (PR) quem idealizou o projeto e mediou os trabalhos da mesa que ainda contou com os deputados Hélio Soares (PP), Raimundo Cutrim (DEM) Hemtério Weba (PV) Neto Evangelista (PSDB) Edson Araújo (PSL) e ainda o secretário de estado do meio ambiente Victor Mendes (PV) e o ex-presidente da assembleia legislativa/MA Marcelo Tavares (PSB.

Muitos temas foram abordados com ênfase a Saúde, Educação e Meio Ambiente, no tema saúde várias críticas foram levantadas por conta dos atrazos das obras dos hospitais que a governadora tinha prometido em campanha, e por diversas veses citaram o hospital de alta-complexidade que ia ser construido em Pinheiro, este assunto por momentos alterou os animos dos oradores. Em destaque tambem ficou o tema Educação pois após várias reivindicações constatou-se o descaso tanto com as escolas públicas estaduais de ensino médio quanto a não exixtência de cursos que atinjam demandas na nossa região, o que existe são dois cursos da UEMA funcionando na estrutura predial de uma escola pública do municipio e o que o mesmo ja não comporta mais de acordo com o depoimento da diretora respósavel pelo núcleo, quanto a o Campus V da UFMA o mesmo problema, a falta de cursos que alcancem as demandas da população da Baixada.

Um outro tema muito discutido foi o Meio Ambiente, muitas pessoas defenderam a extração com responsabilidade e o correto manuseio dos resursos naturais da baixada, a construção de diques nos rios e lagos foi umas das soluções para perinizar as águas do inverno e isto que ja era um projeto do saudoso jackson Lago que quando governador discutiu em todo o estado um projeto de perinização das águas e com isso garantir o sustento de milhares de familias, este mesmo projeto renasce agora com uma nova roupagem mas com o mesmo intuito, o nosso Rio Pericumã foi muito lembrado e a garantia de uma politica de preservação e de educação das população ribeirinha foi defendida por vários ambientalistas presentes.

Durante a reunião alguns momentos foram marcados pelas criticas da população direcionada ao dep. e secretário Victor Mendes (PV) que foi considerado por muitos como uma pessoa ausente nas vidas do povo baixadeiro e ainda o discurso do dep. Marcelo Tavares (PSB) que após ter sua fala interferida pelo presidente da mesa exigiu respeito e em palavras de ondens solicitou que sua fala fosse assegurada a exemplo dos seus antecessores e pediu que não se fizesse dessa comissão uma palanque para defender os descasos da governadora Rosena (PMDB).

Com o término do evento ficou acertado a construção de um documento a ser anexado no relatório final da frente e com isso buscarem as soluções. A próxima reunião da Comissão vai ser amanhã dia 09 na cidade de Cururupu. O blog Pinheiro breve publicará outras matérias relacionadas a esta frente.

Ao final do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário