quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ponte da China dá o que falar no Brasil


Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:


Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

E quanto seria gasto pra construir a ponte de ligação entre o Cujupe e a Ponta da Espera na ilha de São Luis? este trecho que tem apenas 14 km comparada com a que foi contruida na China e a que será feita em Porto Alegre os recursos provavelmente afundaria de vêz o Maranhão e sem falar no tempo que seria gasto, mas nada de compararia a ao tempo que milhares de baixadeiros gastam aguardado o ferry boat e o desconforto que ele gera, o que podemos fazer é aguardar os donos do Maranhão resolverem fazer alguma coisa por este estado, lamento muito.

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