R E Q U E S I Ç Ã O 001 / 2010
O CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PINHERENSE – COMJOVEM APROVOU EM REUNIÃO ORDINARIA NO DIA 14 DE MAIO DO CORRENTE, A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE.
Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com o maior contingente de jovens entre 15 e 29 anos. O que seria uma ótima notícia transformou-se numa das mais sérias dificuldades que o País enfrenta. É inegável que essa imensa massa de jovens enfrenta grandes dificuldades como o desemprego, a violência urbana, o consumo de drogas, a constante exposição à morte, entre outros. A ausência de políticas públicas específicas para essa faixa da população é um antigo e grave problema em razão da falta de investimentos em educação, cultura esporte e lazer e opções de trabalho. Experiências bem sucedidas, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, demonstram que estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem vem se provando uma maneira eficaz de enfrentar os desafios gerados por esse quadro crítico. Para isto, o jovem deve ser encarado como pessoa capaz de participar, ampliar, influir e transformar projetos, programas e atividades implementadas pelo Município ou pela sociedade civil. As políticas públicas em geral, elaboradas pelo Governo Federal até agora se mostraram apenas compensatórias ou essencialmente procuraram corrigir as desigualdades e demandas mais urgentes ou gritantes. Desta forma o Município de Pinheiro vem tentando diminuir esta estatística através dos movimentos de Juventude que começa a se organizar e dá corpo a uma base de discussão de políticas públicas de juventude, a citar como exemplo o COMJOVEM que corresponde a uma massa da sociedade civil organizada que mesmo com as dificuldades realiza os seus trabalhos e executa seus eventos, mas, contudo isso se sente fragilizada por parte do Poder Público e soma a esta triste estatística em que aponta o jovem à margem das políticas, à ausência de suporte administrativo e organizacional torna mais difícil a elaboração das políticas públicas.
No âmbito municipal há vários movimentos Juvenis distribuídos entre grupos de jovens, pastorais, movimento GLBTS, associações, entidades estudantis, ONGs e outros que juntos representam mais de 40% da população de Pinheiro que estão na faixa etária de 15 a 29 anos
Diante do exposto o CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE – COMJOVEM no uso de suas atribuições legais, respaldado na lei municipal N° 2.524/2009 de sua criação, no intuito de intensificar as mobilizações, desenvolver projetos em favor da classe, tornar mais abrangente os projetos sociais de/com e para a Juventude e por fim implantar de forma definitiva um espaço para a elaboração e execução de Políticas Públicas de Juventude vem juntamente a esta secretaria solicitar o encaminhamento ao Executivo Municipal, para que este torne a quem é de direito, a Criação da Secretaria Municipal de Juventude no Município de Pinheiro.
Certos de sua compreensão e de termos plena certeza de seu apoio nesta luta firmamo-nos, e de já antecipamos nossos votos de apreço e estima. E por ser razão da verdade segue elencadas as assinaturas dos Conselheiros Municipais de Juventude autores desta requisição.
Jeferson Rodrigo Ferreira Moreira – Portaria n° 065/2010 GP
Kleiton Ralf Barros – Portaria n° 075/2010 GP
Deisevania Frazão Canindé – Portaria n° 078/2010 GP
Manoel Alcides Brito Corrêa – Portaria n° 053/2010 GP
Carlos César Ribeiro Júnior – Portaria n° 055/2010 GP
Orquídea de Fátima Furtado – Portaria n° 057/2010 GP
Caroline Karla Cruz Peixoto – Portaria n° 061/2010 GP
Oziel Menezes Abreu – Portaria n° 063/2010 GP
Bruno de Jesus Ferreira – Portaria n° 069/2010 GP
Emanoel de Jesus Araújo – Portaria n° 071/2010 GP
I QUERO APREVEITAR PRA CONVIDA A JUVENTUDE DE PINHEIRO A PARTICIPAR DO 1ª ENCONTRO NUNESFREIRENSE DE JUVENTUDE. DIA 12 DE JUNHO.
ResponderExcluirQuando Zé da graça envia postagem que desagrada alguém do Pinheiro em foco, não publicam. Por que ?
ResponderExcluirKD a democracia, a expressão e a independência do blog ?