sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Conselho Municipal da Juventude encaminha documento ao executivo onde trata da criação da Secretaria Municipal de Juventude


O COMJOVEM - Conselho Municipal de Juventude de Pinheiro em reunião neste último dia 14 aprovou a proposta de enviar uma requisição ao executivo municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social onde trata da criação da Secretaria Municipal de Juventude o Conselheiro Jeferson Moreira foi o Autor da requisição, de acordo com o Conselheiro este será o primeiro passo para a prefeitura de Pinheiro dismistificar o segmento de Juventude dentro de nossa cidade, confira na íntegra o documento:

R E Q U E S I Ç Ã O 001 / 2010

O CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PINHERENSE – COMJOVEM APROVOU EM REUNIÃO ORDINARIA NO DIA 14 DE MAIO DO CORRENTE, A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE.

Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com o maior contingente de jovens entre 15 e 29 anos. O que seria uma ótima notícia transformou-se numa das mais sérias dificuldades que o País enfrenta. É inegável que essa imensa massa de jovens enfrenta grandes dificuldades como o desemprego, a violência urbana, o consumo de drogas, a constante exposição à morte, entre outros. A ausência de políticas públicas específicas para essa faixa da população é um antigo e grave problema em razão da falta de investimentos em educação, cultura esporte e lazer e opções de trabalho. Experiências bem sucedidas, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, demonstram que estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem vem se provando uma maneira eficaz de enfrentar os desafios gerados por esse quadro crítico. Para isto, o jovem deve ser encarado como pessoa capaz de participar, ampliar, influir e transformar projetos, programas e atividades implementadas pelo Município ou pela sociedade civil. As políticas públicas em geral, elaboradas pelo Governo Federal até agora se mostraram apenas compensatórias ou essencialmente procuraram corrigir as desigualdades e demandas mais urgentes ou gritantes. Desta forma o Município de Pinheiro vem tentando diminuir esta estatística através dos movimentos de Juventude que começa a se organizar e dá corpo a uma base de discussão de políticas públicas de juventude, a citar como exemplo o COMJOVEM que corresponde a uma massa da sociedade civil organizada que mesmo com as dificuldades realiza os seus trabalhos e executa seus eventos, mas, contudo isso se sente fragilizada por parte do Poder Público e soma a esta triste estatística em que aponta o jovem à margem das políticas, à ausência de suporte administrativo e organizacional torna mais difícil a elaboração das políticas públicas.

No âmbito municipal há vários movimentos Juvenis distribuídos entre grupos de jovens, pastorais, movimento GLBTS, associações, entidades estudantis, ONGs e outros que juntos representam mais de 40% da população de Pinheiro que estão na faixa etária de 15 a 29 anos

Diante do exposto o CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE – COMJOVEM no uso de suas atribuições legais, respaldado na lei municipal N° 2.524/2009 de sua criação, no intuito de intensificar as mobilizações, desenvolver projetos em favor da classe, tornar mais abrangente os projetos sociais de/com e para a Juventude e por fim implantar de forma definitiva um espaço para a elaboração e execução de Políticas Públicas de Juventude vem juntamente a esta secretaria solicitar o encaminhamento ao Executivo Municipal, para que este torne a quem é de direito, a Criação da Secretaria Municipal de Juventude no Município de Pinheiro.

Certos de sua compreensão e de termos plena certeza de seu apoio nesta luta firmamo-nos, e de já antecipamos nossos votos de apreço e estima. E por ser razão da verdade segue elencadas as assinaturas dos Conselheiros Municipais de Juventude autores desta requisição.

Jeferson Rodrigo Ferreira Moreira – Portaria n° 065/2010 GP

Kleiton Ralf Barros – Portaria n° 075/2010 GP

Deisevania Frazão Canindé – Portaria n° 078/2010 GP

Manoel Alcides Brito Corrêa – Portaria n° 053/2010 GP

Carlos César Ribeiro Júnior – Portaria n° 055/2010 GP

Orquídea de Fátima Furtado – Portaria n° 057/2010 GP

Caroline Karla Cruz Peixoto – Portaria n° 061/2010 GP

Oziel Menezes Abreu – Portaria n° 063/2010 GP

Bruno de Jesus Ferreira – Portaria n° 069/2010 GP

Emanoel de Jesus Araújo – Portaria n° 071/2010 GP


2 comentários:

  1. I QUERO APREVEITAR PRA CONVIDA A JUVENTUDE DE PINHEIRO A PARTICIPAR DO 1ª ENCONTRO NUNESFREIRENSE DE JUVENTUDE. DIA 12 DE JUNHO.

    ResponderExcluir
  2. Quando Zé da graça envia postagem que desagrada alguém do Pinheiro em foco, não publicam. Por que ?
    KD a democracia, a expressão e a independência do blog ?

    ResponderExcluir