domingo, 19 de junho de 2011

Notas rápidas - o que aconteceu no Brasil

O PMDB DO CONTRA

Primeiro, o partido desagradou ao governo na Câmara, na votação do Código Florestal. Agora, um grupo de 30 deputados do PMDB ameaça se unir à oposição para tentar derrubar o sigilo dos orçamentos das obras da Copa e das Olimpíadas, na medida provisória que flexibilizou as regras para as licitações nos eventos esportivos. Esses 30 deputados são novos na bancada e já comunicaram sua disposição ao líder Henrique Alves (RN). (Ilimar Franco/O Globo)

DILMA ENCHE A BOLA DE SARNEY

No almoço que ofereceu aos senadores do Partido Progressista, no Palácio da Alvorada, na quarta-feira 15, Dilma Rousseff foi só elogios a José Sarney. “É um especialista em conciliar posições.” Portanto, não houve surpresa quando ela, minutos depois, revelou que delegou ao presidente do Congresso a missão de achar um bom termo entre os interesses dos Estados, na questão do pagamento dos royalties do petróleo. (Ricardo Boechat/ISTOÉ)

DILMA E MARCO MAIA: UMA RELAÇÃO AINDA AZEDA

Dilma Rousseff até já andou diante dos fotógrafos de braço dado com o petista Marco Maia, o presidente da Câmara. Mas, pelo que Maia relatou a alguns deputados, o mal-estar persiste. Já tiveram há duas semanas, inclusive, uma conversa ríspida. Entre outros pleitos, Maia quer porque quer um lugar de destaque para o deputado Arlindo Chinaglia. Dilma nem se mexe. No cargo que ocupa, Maia tem o poder de atrapalhar muito o governo: ele define a pauta de votação na Câmara e a criação de CPIs.

FHC RESSURGE DAS CINZAS

Na idade em que a maioria dos mortais aproveita a aposentadoria, Fernando Henrique Cardoso volta à cena política. Os 80 anos do ex-presidente, completados neste sábado, sacramentam o retorno dele ao posto de conselheiro do PSDB. O líder ressurge em meio a uma oposição carente de discurso e de novos nomes. Não sairá candidato nem apartará brigas internas, mas será personagem fundamental nas eleições presidenciais de 2014 – se o PSDB permitir. E, ao que tudo indica, o partido está pronto para se reconciliar com FHC.

Líderes tucanos preparam uma grande festa partidária para comemorar o aniversário, no dia 30 de junho, em Brasília. Fernando Henrique disse que preferia apenas uma comemoração, o jantar oferecido por um grupo de amigos na semana passada em São Paulo. Mas a cúpula tucana insistiu. E FHC cedeu. A homenagem em Brasília traz nas entrelinhas um pedido de desculpas da direção do partido pelos oito anos de esquecimento. Foram três derrotas seguidas em eleições presidenciais, sempre com os candidatos Geraldo Alckmin e José Serra renegando a memória de FHC.

AÉCIO NEVES CAI DE CAVALO E QUEBRA CLAVÍCULA E COSTELAS

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) quebrou a clavícula e cinco costelas ao cair do cavalo, nesta sexta-feira, na propriedade de sua família na cidade de Cláudio, em Minas Gerais.
Segundo sua assessoria, Aécio ficará com o braço direito imobilizado por pelo menos seis semanas e terá que repousar por dez dias. Ele ficará em Belo Horizonte e só retornará a Brasília após esse período.



Nenhum comentário:

Postar um comentário