domingo, 19 de junho de 2011

Notas rápidas - o que aconteceu no Maranhão

Programa da MTV faz chacota da família Sarney

A família Sarney foi mais uma vez vítima de chacota da imprensa nacional. Desta vez, foi o programa Furo nos Estados, da MTV, apresentado pelos humoristas Bento Ribeiro e Daniella Maria Giusti Adnet (a Dani Calabresa). Os dois comediantes, em tom de ironia, criticaram os indicadores sociais do Maranhão – ocupa o penúltimo lugar entre os estados brasileiros – e a baixa expectativa de vida dos maranhenses. “O Maranhão é o estado com maior diversidade de ecossistemas do Brasil e menor diversidade de famílias no poder”, brincaram.

Desrrespeito

Teve um deputado que depois de passar um bom tempo no velório do deputado federal Luciano Moreira (PMBD) – que morreu vítima de um acidente automobilístico na quinta-feira – e demonstrar toda sua consternação e solidariedade com a família do parlamentar, estava hora depois, todo serelepe, na maior curtição no Bar Chinelo de Dedo, no Cohatrac. Uma tremenda falta de respeito.

Wikileaks reproduz fala de Sarney

O WikiLeaks reproduziu, no Twitter, na última quinta-feira (16), uma matéria do portal G1.com com o senador José Sarney. Na mensagem, o site de vazamentos de informações sigilosas, tuita os comentários do presidente do Senado sobre a revisão do projeto da Lei do Sigilo.

Discordando do projeto de lei que prevê a limitação nos prazos para a divulgação de documentos classificados como secretos, Sarney citou o site como exemplo. “Não podemos fazer o WikiLeaks da história do Brasil”, disse.

O perfil do WikiLeaks no Twitter tem como slogan “Nós abrimos governos”. A organização e seu fundador, Julian Assange, não comentaram em detalhes sobre a decisão do Governo brasileiro em não divulgar os documentos, mas defendem que o objetivo do site é o de levar aos cidadãos registros que mostram a natureza dos governos e que revelam a verdade sobre o mundo.

Kabão detona Roseana

Em entrevista a uma TV local, o prefeito de Cantanhede, José Martinho,o Kabão, disse que o Hospital Municipal Santa Filomena está há quase dois anos fechado por culpa da governadora Roseana Sarney. “É uma obra do Estado, não é uma obra a Prefeitura. E o que é que aconteceu? A obra parou. A governadora ganhou a eleição e parou o estado todinho”, afirmou Kabão. Veja mais no vídeo logo acima.

Enquete

Qualquer internauta poderá votar, a partir desta segunda-feira, dia 20, para escolher os principais temas que serão abordados na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em São Luís, de 11 a 15 de julho do ano que vem. Por meio de enquete, disponibilizada na página da Universidade Federal do Maranhão (UFMS) www.ufma.br , cada pessoa poderá escolher três das seguintes opções: Bioma, Cultura, Energia, Pobreza e Sustentabilidade. As mais votadas serão avaliadas e analisadas pelo Conselho Nacional da entidade, durante a 63ª Reunião Anual que será realizada no próximo mês de julho, em Goiânia (GO). “Os grandes temas a serem debatidos na SBPC de 2012, em São Luís, serão objeto de escolha de toda a sociedade e não apenas das comunidades científica e acadêmica. Todas as opções apresentadas têm identidade com o nosso Estado e o Brasil”, explicou o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. As reuniões anuais da SBPC são o maior evento científico da América do Sul e do Caribe e a sua 64ª edição fará parte da programação de comemoração dos 400 anos de fundação da Cidade de São Luís. Cerca de 20 mil professores, pesquisadores, estudantes e convidados estão sendo esperados.

No próximo semestre, serão realizadas a “Quinta da Ciência e da Cultura” e a “Caminhada da Ciência”, forma de mobilização para a 64ª SBPC. A “Quinta da Ciência” ocorrerá a cada última quinta-feira do mês e provocará no público maior interação com a ciência, de maneira descontraída.

Bem empregado

Do twitter do coronel: “Vejam como Sarney é malvado: colocou Flávio Dino, que enfrentou Roseana na eleição, como empregado do Pedro Novaes, seu indicado no Turismo”. Pelo contrário, Flávio e a presidente Dilma Rousseff impuseram uma fragorosa e humilhante derrota a Sarney.

Flávio Dino vence José Sarney

Por mais que agora os sarneysistas tentem negar, o chefe do grupo, senador José Sarney, fez de tudo que estava ao seu alcance e tentou até o que não estava ao alcance para impedir a nomeação de Flávio Dino para um órgão federal.

Sarney faz movimentos de quem tem muito temor da liderança de Flávio Dino, que beirou os 30% de votos ano passado numa eleição em que o segundo turno frustrado poderia impor mais uma vez a derrota da filha Roseana.

A presidente Dilma esperou pacientemente Sarney mudar de ideia e aceitar a indicação de Flávio Dino. Como isso não ocorreu, ela chamou o presidente do Senado ao Planalto e comunicou a nomeação a um desapontado Sarney.

Ao vetar Flávio Dino, Sarney tornou a nomeação dele um fato ainda mais importante do que seria naturalmente. A opinião quase unânime da imprensa e da classe política nacional foi sintetizada pelo prestigiado colunista Lauro Jardim, da revista Veja, que escreveu: “Sarney, acredite, perdeu uma… (JP)

Ausências

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o filho, o deputado federal Sarney Filho (PV) não estiveram no funeral do deputado federal Luciano Moreira. Devido ao seu estado emocional, Sarney recebeu do seu médico a recomendação de permanecer em Brasília. Já Sarney Filho, por um motivo de problema de saúde com a sogra, o obrigou a seguir às pressas para São Paulo.

Promessas a servidores do Macieira não são cumpridas (I)

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos em Saúde do Maranhão (SINPEES-MA) e funcionários do Hospital Carlos Macieira (Ipem) – que haviam paralisado suas atividades no mês passado, em protesto contra salários atrasados e o não pagamento de verbas rescisórias – denunciam que não foi cumprido o acordo firmado em reunião entre o Sindicato, a Secretaria de Saúde (SES) e a Bem Viver (empresa que substituiu a Cruz Vermelha na administração do hospital). A situação de abandono e sucateamento pela qual tem passado o hospital persiste, segundo os servidores.

De acordo com Lucimary Santos, presidente do SINPEES, a greve terminou depois da elaboração de um termo de ajuste de pagamentos e concessão do vale-transporte aos servidores. Referente ao pagamento das verbas rescisórias, ficou acertado que a categoria cobraria da antiga administradora (Cruz Vermelha) na Justiça do Trabalho, uma vez que já havia ingressado com ação cautelar referente à cobrança.

Promessas a servidores do Macieira não são cumpridas (II)

“A SES pagou os vencimentos referentes ao mês de abril aos 579 profissionais que prestavam serviço no HCM, por meio de contrato com a Cruz Vermelha, além do recolhimento do FGTS desses profissionais. Entretanto, nada mais aconteceu. Ainda existem 580 empregados da antiga administradora do hospital que não receberam suas rescisões contratuais. Um total de 120 profissionais já foram demitidos pela Bem Viver”, informou Lucimary Santos.

Segundo a sindicalista, a Cruz Vermelha não demitiu nem pagou as verbas rescisórias dos funcionários, que para efeitos legais ainda fazem parte do seu quadro funcional. Lucimary afirmou que a Bem Viver também não pagou ainda os dias trabalhados dos profissionais, que estão com os vencimentos atrasados desde o mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário