quarta-feira, 14 de abril de 2010

PESQUISAS ELEITORAIS: Quem vai eleger o nosso governador desta vez ? o povo ou os ministros?


Nesta pesquisa os entrevistados foram arguidos com questões relativas às Eleições 2010 e, também, sobre as ações do Governo “de volta ao trabalho”. A pesquisa foi realizada nos 217 municípios do Maranhão pelo IPLOC – Instituto de Pesquisas Locais, com sede na Rua Afonso Celso, 171, Madre Deus.

Há tempos o povo maranhense esperava uma pesquisa séria e imparcial sobre o perfil das próximas eleições para governador. Ainda com um nó na garganta por ter jogado seu voto fora, o eleitor maranhense pode demonstrar nesta pesquisa as tendências para o próximo pleito eleitoral.

Foram entrevistados mais de um monte de gente e abaixo colocarei as referidas questões e os resultados. É importante ressaltar que a margem de erro é de 1 pra um lado e uns 2 pro outro.

1. SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, O QUE VOCÊ FARIA?

a) 35% preferem acreditar em Papai Noel do que na justiça eleitoral, daí nem votar querem mais; b) 25% opinaram que iriam votar, já que são obrigados, e depois iriam encher a cara; c) 10% disseram que iriam pro interior e esconderiam os títulos; d) 5% Não sabem e nem quiseram opinar.

2. E SE AS ELEIÇÕES FOSSEM AMANHÃ?

a) 100% dos entrevistados acharam que os pesquisadores estavam brincando e não responderam a este item.

PERGUNTAS ESTIMULADAS (quando o entrevistador dá uns trocados para os entrevistados ou quando, até mesmo, uma piscadela ou promessa de emprego serve como estímulo).

3. NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES QUEM VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR?

a) Jackson Lago 90% b) Roseana 0,2% c) Lula 0,1% d) Vitorino Freire 2% e) João Paulo II 10% f) Não sabem, não opinaram, trabalham no Governo do Estado ou não aceitaram a piscadela e os trocados

4. VOCÊ ACHA QUE A PROPAGANDA DO GOVERNO ROSEANA VAI SER CONVERTIDA EM VOTOS?

a) 79,8% acham que ela deveria continuar divulgando nos blogs da Mirante que está bem nas pesquisas e que seu governo é uma maravilha; b) 10% disseram que mesmo com as propagandas não sabem quem é Roseana. Afirmaram conhecer somente a filha do senador, presidente do Senado, José Sarney, a Roseana Sarney Murad que perdeu as eleições em 2006; c) 8% preferiram não opinar por que tem parente empregado no Estado. d) 2,7% nem ligaram para o entrevistador com medo da Ronda Comunitária;

5. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A CASSAÇÃO DE JACKSON LAGO?

a) 25% disseram não gostar; b) 25% disseram não gostar da cassação e que passaram a odiar, desde esse dia, Eros Grau; c) 25% disseram não gostar da cassação e que passaram a odiar, desde esse dia, Eros Grau e Roseana Sarney; d) 25% disseram não gostar da cassação e que passaram a odiar, desde esse dia, Eros Grau, Roseana Sarney e José Sarney; 0% não sabem/não opinaram ou tem Sarney no sobrenome.

Esta pesquisa é, em sua totalidade, uma sátira aos jornalistas e meios de comunicação que ainda acreditam na desinformação do povo, em especial aos blogueiros do Imirante. Que ao lançarem pesquisas com resultados duvidosos, tais jornalistas brincam com a nossa cara, transformando em piadas os resultados percentuais, que alavancam estratosfericamente o engodo governamental que é a gestão “volta ao trabalho”.

Acredito que na hora em que as cartas forem jogadas na mesa e os devidos candidatos apresentados, os números verdadeiros aparecerão. E com certeza as ouriçadas gatas deixaram de ser pardas.

O maranhense não vive só de percentuais e promessas. As propagandas diárias ligando as ações do estado diretamente à figura de Roseana Sarney, e que serão proibidas em breve pelo Ministério Público, são tão fantasiosas quanto a sua gestão.

Ao olhar para as ruas, estradas, escolas e Refinarias fictícias, o maranhense liga instantaneamente à governadora do TSE a virtualidade de seu governo, que, infelizmente, só existe na televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário