quarta-feira, 30 de março de 2011

O blog Pinheiro em Foco toma a liberdade de esclarecer alguns factoides que o vereador Assis Filho postou em sua página.

A juventude Pinheirense somando com a de todo o estado torna público sua total indignação com as postagens publicadas pelo blogueiro e Vereador Assis Filho, contrastando por encrível que pareça com seu perfil de militante.

Para que fique claro nosso posicionamento, vamos comentar em cima da postagem:

"O ENCONTRO


O Encontro do Fejma em Timbiras foi grandioso como deve ser o seu espaço – de articulação das organizações de juventude da sociedade civil. Todos de alguma forma contribuíram para a sua realização, e afirmo ao dizer que o encontro foi proveitoso.


Quanto digo que todos de alguma forma contribuíram, também incluo o Governo do Estado. Alguns filiados do PDT ligados ao ex – Secretário de Juventude do Governo Jackson insistem em dizer que o Governo Roseana não apóia o Fejma e nem o escuta. Só falácia, pura inverdade. Prova de que o governo reconhece e apóia o Fejma é que esteve presente nele e apoiou várias caravanas para estarem no encontro, inclusive nas comendas entregues aos prefeitos que foram homenageados está lá a logo marca do Governo do Estado e da Secretaria de Juventude.

Pinheiro em Foco: é fato que o governo não apoia, o que dizer da reunião de Açailandia que ninguém do governo apareceu e nem seus seguidores e sem colocar em questão as inumeras outras reuniões que ninguem aparece ou quando aparecem é somente na hora da composição da mesa, isto meu caro não é discutir politica, na verdade não passa de um oportunismo desatado, agora em se falando em caravanas, se Roberto Costa não bancassem nem vocês para ir bater palmas para ele, quem mais o faria? E estas comendas é mais uma prova que nada deste governo funciona, porque ate elas chegaram todas quebradas e olha que não acabou nem havendo a cerimônia.

O engajamento de novas lideranças de juventude articuladas pelo Conselheiro Estadual de Juventude Assis Filho colaborou decisivamente para que o encontro fosse o maior de toda a história do Fejma. Os dados são claros, dos 40 municípios presentes, a participação de cerca de 30 foram articulados pelo grupo do Deputado Roberto Costa, o encontro contou com uma média de 500 pessoas, cerca de 350 jovens se incluíam nos 30 municípios articulados por nosso grupo. Números nunca vistos em um encontro da entidade. Isso é fato!

Pinheiro em foco: sobre sua participação no Fejma é inquestionável, agora não confuda você com Roberto Costa, não peça pra ninguem bater palmas pra ver se alguem bate para Roberto, lideranças juvenis neste estado estã muito bem definidas em uma seleta lista que só tem espaço para quem tem trabalho e tenha certeza de uma coisa o seu deputado não tem gabarito para sua inclusão, um mandato de deputado pode ser corruptível e lideranças se contrói, essa é a diferença.

A VERDADE DOS FATOS SOBRE O TUMULTO

Por alguns instantes o encontro esteve a “flor da pele”. É pura mentira falar que foi o grupo ligado ao Deputado Roberto Costa que causou esse desconforto. A verdade é que a presença do deputado e dos Secretários Adjuntos de Juventude do Governo desconstruía a tese de alguns balaios de que o governo não quer saber do FEJMA. O governo foi para o Fejma levar seu recado e escutar a juventude.

Pinheiro em Foco: A expressão "flor da pele" define muito bem aquele momento, mas a verdade dos fatos vai além do que o companheiro comentou, havia um pré-acordo em que ficou certo que somente uma pessoa falaria em nome do governo mas em menos de instantes duas pessoas ja tinham ultrapassado o acordo, e desrespeito foi o promovido pelo proprio Roberto ao se pronucia, contrariando a grande maioria em plenaria, após o prefeito anfitrião, pois todos sabem que quem encerra a fala da mesa é o prefeito da ceidade sede, e o Roberto não sobe respeitar isso.

Ficou a indagação: o que inventar agora?
Não deu outra, alguns pedetista tiveram que causar algum fato pra chamar atenção e tentar fazer com que a passagem de Roberto Costa e seu grupo passasse de forma conturbada.

Pinheiro em foco: Você como uma autoridade no seu municipio deveria ter dicernimento e concordar que quem começou a confusão não foi os pedetista, é o Roberto que não é líder e conturba qualquer espaço olha ele esteja, faz parte de sua índole.

Que o Fejma é um espaço de discussão de políticas públicas da juventude da sociedade civil, isso é verdade. Mas como discutir política pública sem o governo pra escutar os anseios dos jovens e implementar as políticas? Sem isso, tudo vira utopia, o próprio Fejma foi criado como um fruto de uma ação do governo quando o então coordenador estadual de juventude era Felipe Klampt. A política pública deve ser discutido por ambos os segmentos, foi justamente esse pensamento que fez a articulação avançar e surgir os conselhos de direitos, no caso da Juventude o CEJOVEM – fruto de discussões do Fejma e que tem 15 representantes dos 30 que o compõe.

Por tanto, a presença do governo nesse debate é imprescindível, independentemente de convite.

Aliás, quantas vezes o governo foi convidado na gestão de Zé Reinaldo e Jackson Lago para estar no Fejma? Estou na discussão desde a fundação desse espaço e sempre vi o governo no Fejma. Por que então só a gora o governo não pode participar e se participar tem que ser a convite?

Não precisa de convite pra quem quer ajudar a construir um novo Maranhão pra nossa juventude. Um novo Maranhão sem roubalheira no Projovem, sem demolição do Costa Rodrigues, sem os desvio de milhões do Castelão, sem os furtos de colchões da defesa civil para alojar a balaiada. Um novo Maranhão de verdade!

Pinheiro em foco: estas acusações é uma palavra contra a outra!

Definitivamente está dispensado o convite! Melhor, faço o convite para aqueles que não querem esse novo Maranhão se retirarem do processo.

Foi um tanto deselegante o tratamento do ex – Secretário Geral do Fejma, Rafael Oliveira, com o discurso do deputado Roberto Costa.
Alguns balaios estavam incomodados com a presença maciça da nova equipe do governo para Secretaria de Juventude. O incômodo veio quando viram Ruy Pires, André Campos e Roberto Costa na mesa. Não queriam aceitar de forma alguma suas presenças e admitir suas falas.

Pinheiro em foco: eu ainda não sei é qual é essa tal secretaria de juventude que você tanto se refere, se observamos os nomes que você cita Ruy Pires, André Campos e Roberto Costa, quem foi que viu estas pessoas algum dia discutindo PPJ´s neste estado para elas poderem estarem gabaritadas a assumir essa secretaria em questão, eles não somam em nada Assis. Eu devo te confessar que fiquei feliz quando o seu nome estava sendo ventilado a assumir a pasta de juventude.


Esses comportamentos de tentar impedir a participação de gente ligado ao governo no Fejma não é recente. No encontro de Pinheiro a turma de balaios tentaram apagar a passagem do governo pelo encontro, naquela ocasião foram bem mais longe, não tiveram a deselegância de mandar cortar o microfone, lá nem mesmo o governo foi convidado para a mesa de abertura dos trabalhos. Pintaram e bordaram...

Pinheiro em Foco: a organização do Fejma de Pinheiro ficou por conta da UEP e nós de fato não convidamos ninguém do governo pois nós não os identificamos no momento, agora se você esta se referindo a não precença de Ruy Pires na mesa, este caso ocorreu simplismente porque nós pensamos institucionalmente e não partidariamente, pois a conselheira estadual representante da baixada foi quem compôs a mesa representando o Cejovem.

Em Timbiras, Ruy Pires estava na condição de Presidente do CEJOVEM, André Campos representando a Secretaria de Juventude do Estado e Roberto Costa como Deputado representando a Assembléia Legislativa. Mais do que justo seus assentos na mesa e seus direitos à fala.

Pinheiro em foco: esqueceram de dizer estas especificações para Sadann Houssem que estava conduzindo ostrabalho da mesa e se me lembro bem todas essas pessoas citadas por você ele as chamou como adjunto de esporte, adjunto de juventude e secretario extraordinario de juventude respectivamente, portanto todos da mesma pasta e do mesmo governo, aquele que tinha ficado acertado que uma pessoa só iria falar em sua representação.

Quem realmente esta confundindo juventude com criancice é a balaiada, ou no mínimo estão se achando muito inteligentes e pensando que todo mundo é burro.

Durante o encontro, depois de todo mundo ter usado da palavra como bem entendesse e pelo tempo que lhe conveniaram, o senhor Rafael Oliveira partiu pra cima do deputado com euforia pedindo que finalizasse sua fala, chegou a mandar cortar o microfone (ta tudo registrada em filmagens é só conferir nas postagens abaixo). Foi inacreditável! Ainda tinha uma meia dúzia (não passava disso) com um nariz de palhaço – eles escolheram a fantasia certa depois do carnaval pra externar o verdadeiro papel deles no Fejma.

Pinheiro em Foco: todos os outro tiveram a decência de se auto policiar para não estrapolar o tempo, será que Roberto não tem mais essa capacidade e Rafael era o então secretário geral do Fejma delegado militante do Fórum, portanto ele tinha por obrigação fazer aquilo que os presente queriam, que Roberto parasse de falar abobrinhas.

Diferente do encontro de Pinheiro, os balaios não conseguiram “Pintar e Bordar”, na primeira tentativa de impedir a participação do deputado Roberto Costa no evento foram pressionados pela grande maioria da juventude a garantir o discurso do futuro secretário de juventude. Ligaram e desligaram o microfone, tentaram suspender a plenário, convidaram os jovens pra se retirar do encontro, até a chave geral (de energia) da escola desligaram... Tudo sem sucesso. A juventude permaneceu firme, unida e com palavras de ordem “Ude, Ude, Ude, Roberto é Juventude!”

Pinheiro em Foco: cinceramente quem estava tentando pintar e bordar eram vocês, pois é incoerente suas palavras ja que nós estavamos em grande minoria como você mesmo disse que das 40 cidades 30 eram articuladas por você, que efeito teriamos em tentar pintar e bordar.

Surpresos com a ação que eles jamais esperavam, os balaios se acanharam e tiveram que devolver o microfone para o deputado e o melhor tiveram que escutar todo o seu discurso – do início ao fim. Roberto falava de seus projetos na Assembléia como o projeto dos Grêmios Estudantis, da obrigatoriedade das quadras poliesportivas nas escolas públicas, da inclusão da disciplina política e cidadania no currículo escolar. Ações concretas e eficazes que incomodaram alguns jovens trajados de palhaços..."

Pinheiro em Foco: aqui esta o cúmulo do absurdo, o unico projeto que o deputado estadual Roberto Costa falou que é se sua autoria é esse dos grêmios livres e que ja existe ele só fez uma adaptação.

Texto extraído do blog do Vereador Assis Filho (preto), comentado por Jeferson Moreira (vermelho).




Um comentário: