sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tire suas dúvidas sobre a prova do Enem 2009



Aplicação das provas

As provas do Enem 2009 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. O horário de realização será: das 13h00 às 17h30 no dia 5, sábado. No domingo, dia 6, o período de duração será maior, pois será aplicada também a redação. O início será às 13h00 e o término às 18h30. O horário considerado é o horário oficial de Brasília.

No dia 5/12/2009, sábado, rerá aplicada a Prova I, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No dia 6/12/2009, domingo, será aplicada a Prova II, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

No que diz respeito às provas objetivas, cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia será distribuída ao participante um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

Quanto à redação, deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema proposto.

Orientações gerais para o dia de prova

O que levar no dia da prova: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento de identificação, o novo cartão de confirmação de inscrição, verde. Atenção: não será aceito cartão anterior.

Documentos de identificação aceitos: carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

O que não levar no dia da prova: Não leve telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, mp3 ou superiores, microcomputadores ou similares.

Segurança: Durante a realização da prova não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens. Não será permitido o uso de calculadoras nem consulta bibliográfica de qualquer espécie.

Abertura e fechamento dos portões: Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h00 e fechados às 13h00, horário oficial de Brasília-DF, que adotou o horário de verão. As provas serão iniciadas às 13h00, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Importante: O participante de locais onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferenças, a fim de não perder a prova. Todas as informações acerca de horário referem-se ao fuso da capital federal, que adotou o horário de verão.

Depois de quanto tempo pode-se deixar a sala de prova: Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame. Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando seu caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

Dados cadastrais: O participante deverá conferir no seu Cartão de Confirmação, nos dois dias de prova, o nº do seu CPF, seu nome e os demais dados pessoais.

Gabaritos
Os gabaritos e provas dos dois dias do Enem 2009 estarão disponíveis na página do Inep no domingo, dia 6 de dezembro, às 20h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Cobertura da Imprensa nos dias de prova
Não é necessário solicitar ao Inep ou ao Ministério da Educação autorização prévia para produzir imagens dentro dos prédios onde o Enem 2009 será aplicado. Os coordenadores de prova em cada local estão instruídos a permitir e acompanhar a entrada das equipes de Imprensa, no período de 14h00 e 15h00, horário oficial de Brasília. Imagens no interior dos prédios, portanto, poderão ser feitas após a acomodação dos participantes e início da aplicação das provas, de maneira que não incomodem os estudantes. Coordenadores de prova e fiscais não concederão entrevistas e os participantes só poderão falar com jornalistas do lado de fora do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário