segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lula diz: Lobão, nos tempos de Dilma não tinha isso.


O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, sofreu uma dura advertência do presidente Lula por conta do apagão que atingiu o país no último dia 10, afetando 18 estados brasileiros. Segundo o blog do jornalista Josias de Souza da Folha de São Paulo, no momento do blecaute Lula estava reunido em seu gabinete com Lobão e alguns governadores quando foi informado do ocorrido. Ao cobrar explicações do ministro indicado por Sarney e diante das respostas não convincentes do mesmo, Lula, irritado, disparou: “no tempo da Dilma não tinha isso”; deixando Lobão bastante constrangido.

Tudo aconteceu quando Lula coordenava uma reunião para a repartição dos royalties das jazidas do pré-sal. Um ajudante de ordens entrou na sala. Entregou ao presidente uma folha de papel. Lula devorou o texto em silêncio. Depois, socializou o conteúdo aos presentes. O presidente leu em voz alta o documento que informava sobre o breu. E a prosa mudou de rumo.

— Que porra é essa, Lobão?

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) não soube responder.

— Me dê um minutinho, presidente.

Lobão retirou-se da sala. Deixou atrás de si vários rostos circunspectos. Entre eles os semblantes de dois governadores: Sérgio Cabral (RJ) e Paulo Hartung (ES). Além da dupla, testemunharam a cena líderes do Congresso. Dilma Rousseff não estava. Mandara Erenice Guerra, a segunda da Casa Civil.

Decorridos menos de cinco minutos, Lobão retornou ao gabinete de Lula. Informou que havia ocorrido problemas nas linhas de transmissão. Situou a encrenca em cidades próximas a Itaipu, cujas turbinas se desligaram. Atribuiu a escuridão, já nesse primeiro momento, a intempéries climáticas. E Lula, de bate-pronto:

– Não me venha com esse papo de clima. Não acredito nisso.

Voltando-se para o ministro, Lula pespegou:

— Ô, Lobão, no tempo da Dilma não tinha isso.

Quem testemunhou a cena conta que Lula falou em timbre jocoso. Algo que não impediu, nos dias seguintes, a troca de farpas entre petês e pemedebês. A presidenciável do PT ocupou a pasta do ministro de Sarney entre 2003 e 2005. Atribui-se a Dilma a reorganização do sistema elétrico na fase pós-apagão-FHC.

Antes de dar por encerrada a reunião, Lula dirigiu-se, de novo, a Lobão, dessa vez a sério.

— Vou pra casa dormir. Se a situação não se normalizar, quero que me telefone. Meu celular vai estar ligado.

O ministro tocou para o chefe pouco antes das duas da madrugada de quarta (11). Reiterou a previsão de que, ao amanhecer, o fornecimento de luz estaria integralmente normalizado.

fonte:Blog do John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário